segunda-feira, 9 de maio de 2011

Salas integradas? Sim!

Nada mais contemporâneo do que unir estar, jantar, home theater e home office em um mesmo ambiente. Nas novas salas multiúso, há espaço para tudo e para todos

Manter ambientes com usos pré-definidos, muitas vezes vazios por longos períodos, é um luxo do passado que não cabe mais nas plantas contemporâneas. Apartamentos cada vez menores e o jeito urbano de viver impõem a criação de espaços tão múltiplos quanto nosso dia a dia. “Existe a vontade – e a necessidade – de misturar no estar o convívio íntimo e social e as atividades de serviço", analisa Guto Requena, pesquisador do Núcleo de Estudos de Habitares Interativos (Nomads) da USP. Neste apartamento assinado pela decoradora Marília Brunetti de Campos Veiga, biblioteca, jantar, home theater e até um escritório na varanda convivem em perfeita harmonia. “Como a proprietária queria uma TV sempre por perto, caprichamos na disposição: de todos os ângulos, é possível enxergar a tela”, diz Marília.

A integração de ambientes requer organização do espaço e planejamento na aquisição das peças. Além da marcenaria neutra, que deixa tudo à mão e evita bagunça, a moradora investiu em outros itens práticos – o sistema wireless (sem fio) permite que o computador passeie pela sala e estacione sobre a escrivaninha ou sobre a mesinha portátil ao lado do sofá. Flexibilidade, afirma Requena, é mesmo a palavra de ordem das salas multifuncionais. “No lugar da configuração tradicional, de sofás de dois e três lugares, esses ambientes pedem peças como pufes, bancos e mesinhas para carregar para cá e para lá.” Móveis compactos que não oferecem obstáculo à visão ou à circulação, assim como os práticos rodízios, também valem ouro. Em dia de casa cheia, a sala muda rapidamente de configuração para acolher os convidados com o todo o conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário